terça-feira, 1 de setembro de 2015

Assentamentos e Firmezas

Assentamentos e Firmezas
Imagem: Reprodução / Google
A postagem de hoje vem para complementar a postagem Estrutura física dos terreiros de Umbanda, a qual abordei sobre os pontos de força dentro do templo. Lá eu comecei a falar sobre os assentamentos e firmezas e como elas agem no Congá e na Tronqueira. Agora vou explicar melhor sobre elas, mas ainda é necessário que você leia a postagem citada (caso não tenha lido ainda) antes de prosseguir.

Na Umbanda os assentamentos e firmezas são utilizados para irradiar energias e proteger a casa, basicamente. Existem assentamentos e firmezas de Orixás, Guias e Linhas de Trabalho, tudo isso visando a proteção da casa e a potencialização do poder de atuação das divindades e espíritos dentro do terreiro.

O Assentamento
O assentamento é o local onde são inseridos elementos com poderes magísticos com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação. Um assentamento pode ser destinado a uma só força ou a várias. Geralmente, em uma casa, temos o assentamento principal de um ou dois Orixás (é possível assentar mais de um no congá sem haver conflitos, já que na Umbanda temos a crença de que os Orixás trabalham em perfeita harmonia, complementando-se) e firmezas auxiliares de outros Orixás e dos Guias/Linhas de trabalho.
O assentamento pode ser classificado como pessoal ou coletivo, sendo o pessoal exclusivo para o sacerdote que o assentou (e pode estar localizado na própria casa do sacerdote), e o coletivo para a energia da casa como um todo, abrangendo todas as pessoas do terreiro (corrente e assistência). Geralmente são enterrados sob o chão do terreiro, perto do congá. Também podem estar dentro de um receptáculo sem estar enterrado no chão, como em quartinhas, quartilhões, caldeirões, etc.

Por que fazer um assentamento?
Assentamos Orixás e Guias para que o poder de atuação dessas forças dentro do terreiro sejam mais fortes e fluídas; é um amparo importantíssimo para os trabalhos. O assentamento do congá irradia e sustenta a energia positiva do trabalho, vibrando em todo o terreiro a pura energia do(s) Orixá(s) assentado(s). Já o assentamento da tronqueira anula demandas e cargas negativas, por isso é preciso que exista no plano material pontos de descarga que possam absorvê-las e enviá-las de volta às faixas vibratórias negativas. Os assentamentos se complementam, cada qual com sua atuação específica.
A entidade assentada (Orixá e Guia Espiritual) tem no assentamento elementos com poderes mágicos, os quais utiliza ativando-os segundo as necessidades do terreiro, do trabalho espiritual e dos médiuns.
Os assentamentos criam vórtices ou pontos de força, enquanto as firmezas de outros guias e Orixás dotam-no de um maior poder de realização. Esse aumento de poder de realização deve-se ao fato de que os Guias e os Orixás firmados ao redor do assentamento central “emprestam-lhe suas forças e poderes e abrem-lhe seus campos de ações e atuações”, aumentando o leque de opções ao Guia e/ou ao Orixá assentado, que lhe repassará atribuições às quais exercerão com desenvoltura, porque terão no assentamento um poderoso ponto de descarga, de proteção e de auxílio nas suas ações mais profundas.
Normalmente se assentam o Guia-Chefe e o(s) Orixá(s) regente(s) da(s) coroa(s) do(s) dirigente(s) espiritual(is), assim como ao seu Exu e/ou sua Pomba Gira e/ou seu Exu Mirim.

Localização
Os assentamentos do Guia-Chefe e do Orixá estão localizados dentro da construção que abriga o terreiro. Os assentamentos do Exu/Pomba Gira/Exu Mirim geralmente são feitos do lado de fora da construção principal que abriga o terreiro, ainda que esteja dentro de outra construção de menor porte (tronqueira). 

Alimentação e Trato
A alimentação do assentamento se dá através de oferendas de determinados elementos, periodicamente. É recomendável ter um dia definido na semana (mesmo que o espaçamento desse dia varie) para ser iluminado e realimentado. Somente o dirigente pode tratar do assentamento.

É bom ressaltar novamente que a espiritualidade, acima de tudo, é adaptável. Nenhum Guia ou Orixá deixará de atuar em um terreiro por conta de posições geográficas. Caso os assentamentos precisem ficar em lugares não-convencionais, não haverá problema. O que é regra e não pode deixar de ser feito: ser alimentado, ser limpo (caso necessário) e tratado com profundo respeito. Além de, é claro, manter segredo sobre o conteúdo do assentamento para própria segurança da casa.


A Firmeza
A firmeza pode ser feita ao redor de um assentamento ou independente dele. Firmar um Guia espiritual ou um Orixá significa proporcionar-lhe condições mínimas para que tenha um ponto fixo onde receba os pedidos de auxilio, oferendas, etc. A firmeza assemelha-se a um assentamento, mas tem menos recursos ou poderes de realização, pois é uma simplificação dele e destina-se a facilitar a atuação das entidades. As firmezas aumentam o campo de ação do assentamento, irradiando ainda energias de amparo a uma linha específica. Ao contrário do assentamento, a firmeza pode ser temporária e feita exclusivamente para um objetivo.

Por que fazer uma firmeza?
O assentamento cria um vórtice e um campo eletromagnético que interagem com outras dimensões da vida de forma permanente, sendo em si um ponto de força localizado nas dependências do terreiro. Já uma firmeza cria um ponto de sustentação para as ações da entidade firmada, dando-lhe um pouco mais de segurança para que possa resistir às reações das suas atuações em beneficio das pessoas necessitadas do seu auxilio. Além disso, são grandes amparadoras e irradiadoras de energias variadas, já que as firmezas podem ser feitas para todas os Orixás e linhas de trabalho.
Seu conteúdo também deve ser sigiloso.

Localização
Pode estar dentro e fora do terreiro; no congá, nos altares espalhados pelo templo, tronqueira, casa de exu, cruzeiro das almas, na porta de entrada da assistência, etc.

Alimentação e Trato
Deve ser iluminada periodicamente e realimentada sempre que o seu zelador fizer um novo pedido de auxilio à força firmada ou quando a própria força (no caso, Guia Espiritual) solicitar. Somente o dirigente ou zelador específico pode tratar da firmeza. 


Considerações Gerais
- O assentamento e a firmeza são similares. A firmeza é uma simplificação do assentamento, mas tem as mesmas funções que é proteger, sustentar e amparar;
- O Orixá ou Guia NÃO está preso ao assentamento ou firmeza, não se firmou o Orixá ou Guia no sentido de aprisioná-lo no terreiro. Eles se utilizam dos elementos presentes ali (os quais são elementos relacionados à eles) para potencializar seu trabalho no terreiro, apenas;
- Assentamento e firmeza devem ser tratados com respeito por todos os membros do terreiro, embora caiba somente aos dirigentes ou aos zeladores de determinada firmeza manuseá-los;
- Assentamentos e firmezas também fazem parte da egrégora da casa;
- Qualquer pessoa pode fazer uma firmeza para proteger sua casa e família, basta buscar o auxílio de um dirigente de sua confiança e seguir as orientações corretamente.


Saravá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...