quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sobre a diversidade dos terreiros de Umbanda

Sobre a diversidade dos terreiros de Umbanda
Imagem: Reprodução / Google
Todo umbandista alguma vez já se pegou pensando nas diversas Umbandas dentro da Umbanda, ou seja, toda a diversidade e como é que cada terreiro funciona. Se você, umbandista, pensa na Umbanda do seu irmão com preconceito, você é em parte culpado por todo o restante das pessoas acreditarem que a Umbanda é uma grande bagunça que cada um faz o que quer.
Mesmo com a internet incentivando os debates e disseminando as diferenças para a oportunidade de crescimento e aprendizado de um terreiro com o outro, ainda existem médiuns/terreiros que não aceitam uma Umbanda diferente da sua.
É humano sentir estranheza no que é do outro, se for tão diferente do nosso. Mas na Umbanda as diferenças precisam ser tratadas como enriquecimento da própria religião. A Umbanda é múltipla, é plural, é rica e é linda. Cada qual com seu ritual, seus costumes, suas heranças.
Vale lembrar que essa diversidade acontece também no Catolicismo, no Judaísmo e no Budismo, como bem diz o sacerdote Alexandre Cumino neste vídeo sobre a diversidade Umbandista. Porque a Umbanda em todo o seu dinamismo seria diferente? E que graça teria se os terreiros fossem todos iguais?

Terreiro que usa o jogo de búzios, terreiro que não.
Terreiro que oferenda animais, terreiro que não.
Terreiro que usa somente o branco na vestimenta, terreiro que usa diversas cores.
Terreiro com uma ou duas giras por trabalho, terreiro com mais.
Terreiro que cruza linhas, terreiro que não.
Terreiro com santos católicos, terreiros sem imagens, corrente de pés descalços, terreiro que cultua orixá Exu, terreiro com ou sem atabaques, médiuns que não usam álcool e fumo, etc.

A Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade de forma gratuita, com base numa ritualística própria (diferente das outras religiões) e a crença nos Orixás. A partir disso, cada terreiro é livre para desempenhar sua missão da forma que melhor couber ao médium e ao Guia Chefe, respeitando os princípios básicos da religião.
Respeite a Umbanda que seu irmão pratica, sem julgamentos. Cada terreiro é uma escola diferente!
Mais união, menos disputa.


"Meus irmãos: sejam humildes, tenham amor no coração, amor de irmão para irmão, porque vossas mediunidades ficarão mais puras, servindo aos espíritos superiores que venham a baixar entre vós; é preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou aqui na Terra, para que tenhamos boas comunicações e proteção para aqueles que vêm em busca de socorro nas casas de Umbanda. ... Fechai os olhos para a casa do vizinho; fechai a boca para não murmurar contra quem quer que seja; não julgueis para não serdes julgados; acreditai em Deus e a paz entrará em vosso lar." Caboclo das Sete Encruzilhadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...