segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Umbanda faz de você um ser humano melhor?

A Umbanda faz de você um ser humano melhor?
Imagem: Reprodução / Google
No último sábado ocorreu uma gira no terreiro em que faço parte. Com a virada para a esquerda, um Exu da casa incorporou para nos passar um ensinamento sobre ser uma pessoa melhor e no quanto isso é urgente para nós médiuns, já que precisamos ser um exemplo e passar isso pra frente. Desde então venho pensando em como a Umbanda e as religiões em geral cumprem esse papel em nossas vidas e no quanto estamos dispostos a aceitar nossas imperfeições e mudar.
Pode parecer meio batido já que isso é sempre falado, e ninguém precisa de uma religião para ser um ser humano melhor. Mas a missão da Umbanda é nos auxiliar em nossa transformação também, sejamos médiuns ou não. E digo auxiliar sim, porque antes de qualquer irradiação positiva de um Orixá ou Guia existe a nossa vontade, o nosso querer, e tudo depende do que fazemos a partir de então. Será que colocamos em prática?

Você tem observado seu comportamento diante de qualquer situação da vida? Aí vai alguns exemplos:

  • Quando lhe contam uma fofoca sobre a vida de alguém, você rapidamente julga essa pessoa sem saber se o que lhe contaram é verdade?
  • Você trai a confiança de alguém, seja este companheiro amoroso, familiar, amigo ou colega de trabalho?
  • Julga alguém pelas suas roupas, moradia, orientação sexual ou qualquer outro fator de seu estilo de vida ou condição natural?
  • Quando algo de ruim acontece na sua vida você procura saber, antes de mais nada, se isso não é consequência de alguma ação cometida por si mesmo?
  • Quando lhe fazem mal ou algo que lhe machuca, você busca vingança ou resolve juridicamente no tribunal dos homens/espera pela justiça divina?
  • Quando descobre que alguém fala mal de você ou de algo/alguém que você ama, qual é seu primeiro pensamento?
  • Exige respeito irrestrito pela Umbanda e pelo seu templo mas respeita as outras religiões e os templos de seus irmãos de fé?
  • Busca ajuda quando precisa ou acha que é imbatível e pode resolver tudo sozinho?
  • Se sente superior aos outros ou entende que todos somos iguais perante a espiritualidade?
  • Gosta e aceita as pessoas pelo que são?
  • Faz uma boa ação buscando visibilidade terrena ou recompensa após a morte ou ajuda o próximo somente pelo prazer e amor de se fazer o bem?

Ninguém precisa se tornar ingênuo, sabemos que existe maldade no mundo. Mas também não precisamos ser radicais. E a gente não precisa ser um Buda, basta querer melhorar e se esforçar. Como eu disse numa outra postagem, sempre é bom rever valores e condutas pleno de que essas reformas íntimas são longas e demandam paciência, determinação e coragem.
Só não dá pra entender quem não consegue absorver nem um pouquinho das preciosidades que os Guias estão nos dizendo gira após gira, ou quem não consegue apenas parar e pensar: "e se alguma coisa que eu estou fazendo fere o mundo que eu vivo, de alguma forma?"
O que você busca na Umbanda, afinal de contas? Para quê serve a Umbanda?
A Umbanda é um remédio que você usa quando algo dói?
A Umbanda é um balcão de loja onde você pede o que quer e só retorna se isso que conseguiu estragou/acabou?
A Umbanda é maravilhosa quando tudo vai bem em sua vida e enganosa ou charlatã quando algo dá errado?

E olha, não há terreiro que vá fazer você mudar se você não quiser de verdade. Se sua fé te transformar em alguém melhor, não importa qual seja. Mas faça, mude, absorva os ensinamentos da Umbanda. De verdade.
A Umbanda é muito mais que pedir coisas da Terra. A Umbanda é sobre se conectar ao sagrado, sobre prestar a caridade e o amor com humildade e verdadeira compaixão.
Orai e vigiai sempre. Mas vigie a si mesmo e não os outros! Seja o senhor de suas ações e pensamentos.
Medite e busque o sagrado.

Paz e luz!

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas palavras que Deus te abençoe, me serviu de grande aprendizado, as provas da vida estão cada vez mais difíceis porém com fé em Deus vamos superar!! Grande abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...