quinta-feira, 23 de julho de 2015

Não pise na Umbanda

Não pise na Umbanda
Imagem: Reprodução / Google
Eu estive refletindo um pouco, e sempre vejo na mídia, razões para se entrar e pisar na Umbanda, sobretudo a máxima “cuidado ao pisar na Umbanda, você pode se apaixonar”. Com certeza você pode se apaixonar, não tiro isso, mas há muitos poréns que devem ser considerados, a começar pelo fato da mera curiosidade que leva as pessoas a irem somente para ver o que tem do lado de lá da cortina, deixando de lado a fé e o coração aberto neste ponto.
Quanto aos médiuns vejo uma situação pior; médiuns entrando nos terreiros completamente despreparados e agindo com animismo e orgulho, dando o espaço de seus guias a obsessores que culminam por levar consulentes a acreditarem em situações ilusórias, como por exemplo trabalhos feitos, obsessão iniciada a séculos atrás, e a maior praxe de todas, eximir a pessoa das responsabilidades de suas ações.
Umbanda é algo a ser levado a sério, é algo que exige fé, estudo, dedicação, disciplina, irmandade e alegria, muita alegria. Posso dizer sem peso algum na minha consciência que levo a Umbanda muito a sério pois é a minha religião, é a minha fé e isso não deve ser jamais motivo de brincadeiras e piadas, por isso dispenso a piadinha, “você é macumbeiro”. Não sou, pois não toco macumba (um instrumento musical) e sou péssimo com qualquer outro instrumento musical.
Fé, na minha opinião é o mais difícil, e sabemos que temos fé quando nos ajoelhamos e temos a humildade de agradecer a Deus e aos Orixás pelas dádivas recebidas pelo nosso merecimento, principalmente quando estas vem em forma de trabalho. Pedir vem em segundo plano.
Estudo tudo o que posso e filtro o que julgo adequado para mim e meus filhos de fé do mesmo modo que ouço o que nossos guias tem a ensinar e a aconselhar sem vergonha alguma. Sou todo ouvidos.
Me dedico a Umbanda com afinco, mas as vezes, menos do que gostaria. Portanto, limpo meu terreiro, ouço os meus filhos com carinho, acendo as minhas velas, faço minhas preces e trago as praticas e crenças da Umbanda para o meu dia a dia.
Procuro ter disciplina em tudo que faço pela Umbanda, afinal, me sinto responsável pelo andamento de minha corrente, de meu terreiro e pela condução daqueles que são atendidos entre tantas outras coisas.
Entendo por fato que pessoas tem diferenças e estas devem ser trabalhadas e vencidas dentro de uma corrente, pois do contrário só teremos elos soltos espalhados pelo chão. Vejo claramente que as maiores expressões de irmandade se dão em momentos difíceis, quando um filho tem problema com outro, mas este reconhece a irmandade e levanta a bandeira para ajudar. Adoro quando isso acontece, pois vemos a nossa natureza, nossa essência.
A alegria é essencial, pois devemos sim, aproveitar desse sentimento em dias de trabalho, em dias de estudo, em festas e em dias de sacramento. Se alegre pelo trabalho que você terá na gira, se alegre pela limpeza de seu terreiro, se alegre pela sua mão estendida ao próximo, se alegre pelo seu irmão ao lado, se alegre pelo seu Sacerdote, se alegre pelas lições aprendidas e até mesmo pelo lanchinho depois da gira!

POR ISSO, SE VOCÊ ENXERGA A NOSSA FÉ COMO OBJETO DE CURIOSIDADE, NÃO PISE NA UMBANDA, SE VOCÊ ESPERA QUE TUDO SE RESOLVA SEM SEU TRABALHO, NÃO PISE NA UMBANDA, SE VOCÊ ENXERGA SOMENTE A BELEZA DO TECIDO BRANCO E DA SAIA RENDADA, NÃO PISE NA UMBANDA, SE VOCÊ NÃO QUISER SUA REFORMA ÍNTIMA, NÃO PISE NA UMBANDA, SE VOCÊ NÃO ENTENDE QUE A NATUREZA É NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, NÃO PISE NA UMBANDA, SE VOCÊ NÃO CONSEGUE ENTENDER QUE A NOSSO TRABALHO É PELA CARIDADE, NÃO PISE NA UMBANDA, SE VOCÊ NÃO QUER COMPREENDER QUE TEMOS COMO AMPARO DEUS, NOSSOS ORIXÁS E NOSSOS GUIAS, NÃO PISE NA UMBANDA... ETC, ETC, E ETC,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...