sexta-feira, 27 de março de 2015

Uso de Velas na Umbanda

Uso de Velas na Umbanda
Recorte da imagem original / Google.
Dentro da magia universal as velas sempre foram utilizadas na maior parte dos rituais em que se precisa realizar algum contato com forças superiores ou inferiores, isto, claro, dependendo da moral de quem vai se utilizar das forças mágicas. Na Umbanda, o contato é sempre superior (e qualquer coisa diferente disso não pode ser considerado Umbanda).
É um ritual basicamente simples, mas exige cuidado. A pessoa se concentra (passo fundamental no ritual de acender velas), cuidando para que o pensamento não seja mal direcionado, confuso ou disperso. Acender velas de "qualquer jeito" pode canalizar energias negativas ou simplesmente não funcionar.
O ato de acender uma vela deve ser um ato de fé, sempre. É o momento em que o médium faz uma ponte mental, abre um portal entre o seu consciente e o consciente da entidade, Orixá e a própria Criação. E assim é aberto um portal de energias.
Muitos médiuns acendem velas para seus guias de forma automática e mecânica mas é preciso que se tenha consciência do que se esteja fazendo, da grandeza e importância (para o médium e entidade), pois a energia emitida pela mente do médium irá englobar a energia ígnea (do fogo) e juntas viajarão no espaço para atender a razão da queima desta vela.
A intenção na qual acendemos uma vela gera uma energia mental no cérebro; e essa energia que a entidade ou Orixá irá captar em nosso campo vibratório. Assim, mais uma vez podemos dizer que: nem sempre a quantidade está relacionada diretamente à qualidade, a diferença estará na fé e mentalização do médium. Os espíritos captam, em primeiro lugar, as vibrações de nossos sentimentos, quer acendamos velas ou não!
Por isso é impossível comprar favores de Guias com quantidade de velas, eles não precisam disso. Aliás, é impossível comprar favores com o que quer que seja, na verdade.
Quando solicitam velas nos trabalhos, estão abrindo portais específicos para auxiliar seu trabalho naquele momento, fazendo a ponte com energias transcendentais diversas. 

Velas quebradas
Nos trabalhos de Umbanda existe uma grande preocupação com o uso de velas virgens ou que não estejam quebradas. A vela virgem é isenta da magnetização de uma vela usada anteriormente, evitando assim um choque de energias, que geralmente anula o efeito do trabalho de magia. Somente no caso da vela quebrada é que pode haver uma superstição: psicologicamente a pessoa acredita que um trabalho perfeito precisa de instrumentos perfeitos.

Velas de sete dias
Geralmente é indicada por um Guia para um trabalho mais complexo e extenso, mas não é uma regra. Alguns terreiros a usam para que o filho se conecte mais profundamente com a energia da vela, já que ela dura mais tempo.

Fonte de fogo
Em muitos terreiros existe uma recomendação para só se acenderem velas com palitos de fósforos, evitando acendê-las com isqueiro ou em outra vela acesa; depende da casa e do Guia. Particularmente, não importa a fonte de fogo, certo? Sejamos práticos.

Cores e lugares
As velas para Anjos da Guarda são invariavelmente de cor branca podendo ser acesas no interior de nossas casas. Já as velas para Orixás, é preferível respeitar as cores em que vibram e obedecer a certas ritualísticas, podendo, entretanto, ser acesas dentro de casas. Para Exu deve, obrigatoriamente, ser fora do ambiente. Na falta de velas coloridas uma vela branca sempre servirá, para qualquer Orixá ou Guia de trabalho.

Bom senso
“Cuidado com o que pede, pois poderá ser atendido”. E nem me refiro aos Guias e Orixás, pois estes jamais irão executar um pedido maldoso. Mas as quiumbas sim, e farão da sua vela um portal de energias contrárias para atingir esse fim - e o retorno vem pra ele e pra você.


Como todos os assuntos abordados aqui, não pretendo que seja a única verdade, tampouco que seja definitivo. Acredito que em algum momento vários desses assuntos serão abordados novamente, sob diferentes perspectivas.
Paz e luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...