quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Cultive a Positividade

Cultive a Positividade Umbanda Wiki
Imagem: Reprodução / Google
Hoje o assunto vai fazer muita gente revirar os olhos só de ler o título. Parece um clichê tão grande... E logo você vai pensar nas capas de Facebook de muitos conhecidos, com imagens representando paz e amor, cores do reggae e pessoas felizes na natureza. Bom, positividade é isso também. É tudo que te fizer bem, é tudo que te iluminar o pensamento. Se uma capa de perfil de rede social te servir de lembrete para um pensamento forte, tá tudo bem. Deixe isso te invadir e provocar uma onda de fluídos positivos, então.

Energia positiva é aquela energia sagrada e pura que inspira o bem em nós. Energia que desperta a espiritualidade, que cura, equilibra, traz boas sensações e nos conecta com a beleza da vida. Logo, a positividade é o estado do que é positivo. É otimismo, força de pensamento e fé. 
Fé! Otimismo!
Somos bombardeados constantemente com exemplos de fé, superação e otimismo através das artes e da vida real. Pessoas que alcançam grandes feitos, seja nos livros e filmes, seja na luta diária. Será que nos inspiramos pra valer nessas pessoas, ou é só algo instantâneo?
Quando a gente começa a pensar positivo, esbarramos em coisas fantásticas. Oportunidades diversas para ser feliz sem grandes exigências, além de acreditar que o amanhã é uma surpresa mas que tudo dará certo... Porque você acredita que dará! E dá, de algum jeito. Porque tudo tem seu mistério, sua razão de ser, e ser positivo também envolve saber que aquilo aconteceu porque precisava, e tirar um ensinamento importante disso. Sem mágoas e rancores.
Isso não é ser tolo, ingênuo ou resignado. É ter fé, acreditar e fazer acontecer.
Eu, por exemplo, acredito na sorte. Sorte pra mim é puro otimismo, você vibra tanto que aquilo acontece. Você, por si só, emana tanta positividade que as coisas simplesmente voltam pra você. Sempre me considerei uma pessoa sortuda, e acho que justamente por isso é que continuo tendo sorte, porque acredito muito nisso. Acredito nessa energia invisível, nessa fé que move as coisas, que tudo de um jeito ou de outro acontece de forma bacana pra mim. Por mais que às vezes eu me sinta perdida e sem rumo (algo que vivi muito intensamente esse ano; fui vítima da incerteza e da inquietude), algo sempre acontece que me balança, me faz pensar. Me faz chorar e por tudo pra fora para dar espaço para que o sentimento de fé se renove mais uma vez. É porque dentro de mim, por mais complicado que pareça estar, eu tenho essa certeza que tudo melhora.
Mas eu sei, não é fácil... E tem hora que a gente desanima muito. Reeducar o pensamento é difícil mas não é impossível. Muitas vezes a gente se trai pensando numa merda gigante (e eu não tenho outra palavra pra substituir merda, neste caso), mas na hora temos que cortar o pensamento negativo para que isso não tome conta de nós. Ninguém é de ferro, temos o direito de chorar e xingar! Às vezes, o único jeito de enxergar melhor é depois de lavar os olhos com o choro da agonia.
E continuar tentando, olhar para cima e permitir que Oxalá nos traga a serenidade.

Ser positivo é acreditar que pra cada problema, existe uma solução. E não adianta ter pressa, ela vai vir na hora certa;
Ser positivo é acreditar em si mesmo e nos outros;
Ser positivo é acreditar que Deus intercede a todo momento, mas quem precisa agir quando chega a hora, é você mesmo;
Ser positivo é ver a beleza das coisas simples;
Ser positivo é cair e levantar quantas vezes for preciso;
Ser positivo é acreditar e correr atrás;
Ser positivo é ser grato.

As mudanças são claras, parece que tudo na sua vida passa a funcionar melhor. É a mudança no todo, não só naquilo que se está enfrentando. A positividade te invade por completo e passa a operar em todas as situações, mesmo quando um novo desafio surge.
É o que os Guias sempre dizem nos terreiros, é o que Oxalá está sempre irradiando. Permita que isso chegue até você. Não adianta correr terreiros atrás de uma "entidade-arranja-tudo" que vai resolver tudo para você; só a você cabe ter fé e saber que às vezes, ainda não é do seu merecimento receber o que tanto pede, mas ser grato por tudo que já conseguiu. Positividade é ter bom senso também, além de saber esperar. Você não está no comando de tudo, mas sabe que algo bom te espera.
É preciso cultivar: fé, otimismo, esperança, confiança, serenidade, paz, quietude e resiliência. Regue sempre com amor e paciência. Tenha firmeza de pensamento e mantenha acesa a chama da positividade. Cuide bem desse jardim!

Viva e deixe viver.
Saravá!

_______________

Quem me deu a dica dessa postagem foi um Guia do Pai Pequeno de nossa casa, Exu Lúcifer. Laroyê!

2 comentários:

  1. Viva e deixe viver!! Excelente texto Cris.
    Nem sempre acontece tudo como queremos, e nem pode, afinal nossa verdade nem sempre é a melhor para nós.
    Muita fé e acreditar em nós.
    Abc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Marina!
      Parte do aprendizado é entender que Deus sabe o que é melhor pra nós, por mais que estejamos arrancando os cabelos. Muita fé sempre!

      Beijão

      Excluir

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...