quarta-feira, 3 de junho de 2015

A dualidade e os aspectos negativos dos Orixás

A dualidade e os aspectos negativos dos Orixás
Imagem: Representação da Dualidade. Reprodução / Google
Dualidade: é a propriedade ou caráter do que é duplo, do que é dual, ou que contém em si duas naturezas, duas substâncias ou dois princípios.

A dualidade existe em todos os planos da Criação. Têm-se luz e trevas, vida e morte, frio e calor; um aspecto positivo e um negativo.
E nem sempre positivo quer dizer bom e negativo quer dizer mau, são apenas dois polos distintos da mesma face. E o caso é que essa dualidade é inerente à Criação, ou seja, é da essência e é necessário.
Nem todos compreendem muito bem a dualidade (vide Orixá Exu), mas compreendê-la é o primeiro passo para entender os aspectos negativos de todos os Orixás; e as lendas do Candomblé nos ajuda a entender perfeitamente.
Quando os Orixás foram humanizados nas lendas, foi trazido à tona seus aspectos positivos e negativos. Muitas vezes, ao ler uma lenda, ficamos assustados. Como pode Ogum matar toda uma aldeia? Como pode Oxum ter enganado friamente Obá somente para que Xangô ficasse com raiva dela e voltasse toda a sua atenção a Oxum? Ao ler uma lenda de Orixá, é necessário ter em mente a dualidade que rege a Criação, e perceber que para tudo existe o equilíbrio, e o equilíbrio depende de nós mesmos. Todos temos luz e trevas dentro de nós, mas escolhemos qual das duas deixamos agir.
Os Orixás irradiam até nós, o tempo todo, sua energia divina. O que fazemos dela é outra estória, conforme falei brevemente na postagem Afinal, quem são os Orixás?. Percebo, hoje, que a "energia perfeita" do Orixá (citada nessa antiga postagem) carrega essa dualidade, mas que de fato, pode sofrer alterações.
Quando rezo para os Orixás, peço para que irradiem seus aspectos positivos e neutralizem seus aspectos negativos, conforme me ensinou um grande amigo e sacerdote umbandista. Percebo assim, que os Orixás estão irradiando em mim toda a sua energia, mas na verdade, me ajudarão a neutralizar seu aspecto negativo - porque este, acredito eu, é um trabalho de cada um nós (embora recebamos auxílio dos Guias para lidar com esses excessos).
O fator positivo dos Orixás engrandece nossa essência, melhora nossa vibração e evolui. O fator negativo altera nossa vibração e atrai sentimentos negativos, até mesmo eguns.

Abaixo, alguns aspectos negativos da personalidade dos filhos de cada Orixá:

Filhos de Oxalá
Usam a falsidade como defesa, são muito apressados, sarcásticos, mentirosos, fúteis, hipocondríacos e gostam de intrigas e fofocas. São lentos, meticulosos, reacionários e exclusivistas. Mal-humorados e teimosos.

Filhos de Oxóssi
Extremamente ciumentos e às vezes inseguros. Egoístas, vaidosos (ao ponto de acharem que são melhores em tudo) e às vezes medrosos. São chegados ao nascisismo, querem sempre chegar primeiro e falar mais alto. Misteriosos, comodistas, feiticeiros e, de certa forma, avarentos, mas gastam muito naquilo que lhes convêm. Dominadores e muito rancorosos.

Filhos de Iansã 
São vingativos, difíceis de perdoar e se aborrecem facilmente. Chantagistas, mentirosos, gostam de intrigas. Extremamente agitados e confusos. Possessivos, ciumentos e dominadores. Atrás da meiguice se esconde um forte veneno. Podem falar demais e revelar segredos.

Filhos de Ogum
Vorazes, gananciosos e abusados, os filhos de Ogum não têm misericórdia. Não perdoam falhas, nem as suas próprias. São sábios para enredar e criar polêmicas e intrigas; confusos, muitas vezes. São rudes e extremamente exigentes e seu ponto preferido para o ataque é o coração. Impiedosos e malvados. Ostentam um grande valor de poder e grandeza, mesmo que na verdade não os tenha. Arrogantes, gananciosos e temperamentais.

Filhos de Xangô
Exigentes, são vingativos e não perdoam uma falha. Acham que só eles mesmos são capazes de realizar algo. Impiedosos, tem o prazer de fazer sofrer. Por falar demais não sabem guardar segredos. Se acham os donos da verdade, tornam-se arrogantes e autoritários.

Filhos de Yemanjá
Demasiadamente exigentes, quando com raiva, destroem uma pessoa com um simples olhar. Quando ofendidas perdoam, mas jamais esquecem. Cruéis e egoístas, se acham donos da verdade. Dramáticos e fatalistas, se irritam facilmente e sofrem demais por tudo. Muito materialistas.

Filhos de Oxum
Chantagistas, choram para ter a piedade dos outros. São dramáticos, matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos e autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar. Fúteis e consumistas.

Filhos de Nanã
Impacientes, reacionários e muito mal-humorados. São ranzinzas e rabugentos, não aceitam críticas (especialmente dos mais novos) e reclamam de tudo. Rancorosos, remoem problemas antigos durante muito tempo, se não os fazem por toda a vida.

Filhos de Omolu
Rabugentos, ranzinzas, são do tipo nervosos e ansiosos, vingativos, jamais esquecem uma ofensa. Pessimistas, depressivos, teimosos e mal-humorados. Pensam que só eles sofrem verdadeiramente, nada está bom o suficiente e reclamam de tudo.


Parece terrível, não é? Mas quando nos analisamos friamente percebemos que talvez tenhamos muitos desses defeitos. E não existe problema algum em tê-los! Somos humanos e imperfeitos, mas temos (sim!) a obrigação de melhorar continuamente. E é aí que entra o nosso livre arbítrio e nosso esforço em buscar sempre o equilíbrio interior, buscando as qualidades de todos os pais e mães Orixás.
Saiba que virar um Buda pode ser muito chato, mas o controle é necessário para uma boa vivência com o mundo e as pessoas próximas. A não ser, é claro, que você ostente com orgulho os excessos de seus pais Orixás... Aí não há muito o que fazer.
Entenda a dualidade, entenda os Orixás... Mas principalmente, entenda a si mesmo!


_______________

Fontes das características dos filhos de Orixás:
Site: Nova Era
Site: OrixásRS
Site: Candomblé Filosófico

13 comentários:

  1. O lado negativo que existem na personalidade do orixas forao estabelecidas assim que se tornaram orixa e não existe mais neles esta atuação pk se elevaram a olorum eu acredito que o campo vibratorio do lado negativo nos filhos somente atuam quando eles não estao por perto trabalhando para que o lado positivo que herdamos deles aflorem em nós!!! personalidades nao carregamos toda dos orixas pois temos a nossa propria nem tudo um filho ou filha herda dos pais. Nada que uma boa educação não resolva cabe a nós buscar a fé e deixar eles trabalhando isto em nós se permitindo aceitar o melhor lado do ser humano teremos esperança de um mundo melhor na paz divina de olorum !! axé!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, concordo com você!
      Quem faz de nós o que se somos... Somos nós mesmos! Com a ajuda da espiritualidade e com nosso esforço, conseguimos ultrapassar qualquer barreira.

      Axé!

      Excluir
    2. Eu tenho pouco conhecimento sobre o Candomblé, sou católica mas não me impede de ter curiosidade sobre essa religião! Minha família é muito católica e sempre me mostraram um lado diferente do que é Candomblé. Mas o pouco que já pesquisei e li é uma religião tão forte como as outras. Claro que existe um preconceito muito grande, as pessoas levam para o lado ruim. Mas eu admiro muito a força que vcs tem de tentar mostrar a verdade do Candomblé.

      Excluir
    3. Paloma, amei a sua resposta!! Disse tudo!! Parabéns.

      Excluir
  2. Muito boa sua postagem e comentário da Paloma!

    ResponderExcluir
  3. eu tenhu mts duvidas pq sou catolica e minha namorada e do camdomble e sabe a gente ouve tanta coisa ruim q eu fiquei com duvidas se é boa ou má religiao alguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem?
      A mídia realmente não colabora com as religiões de matriz africana. Uma coisa que te digo é: o Candomblé é bom, como outras religiões são. Pouco se conhece sobre a religião e muito se divulga erroneamente, associando o Candomblé à trabalhos de seitas más intencionadas, o que não é verdade.
      Pouco conheço do Candomblé também, mas tenho um profundo respeito por essa religião ancestral. Conheça mais, converse com adeptos, leia livros.
      Não se deixe consumir pelo ódio dos intolerantes!

      Axé!

      Excluir
  4. Gostei da postagem e gostei dos comentários 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu tenho aiansa ogum e xango e pego sim as negatividades em certos momentos de todos eles ...sabendo disso fica mais facil de lidar agora

    ResponderExcluir
  6. De algum tempo para cá as características negativas se fazem mais presentes, sou de Oxóssi com irradiação de Oxum.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post. Onde posso encontrar mais informações sobre esse lado negativo dos Orixás e acerca dos meios para minimizá-los? Meu WhatsApp é 48 999974940, Cláudio. Obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...