sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Incorporação fora do Terreiro

Incorporação fora do Terreiro Umbanda Wiki
Imagem: Reprodução / Google
Este é mais um assunto polêmico que venho abordar. Corresponde ao que eu acredito e ao que eu já vivenciei.
A esmagadora maioria de médiuns e sacerdotes condena, absolutamente, a incorporação fora do terreiro - e quando digo fora do terreiro quero dizer fora do terreiro que se faz parte, então isso envolve também outros terreiros, além é claro, de ambientes comuns.
Uma coisa na qual me baseio pra qualquer atividade da Umbanda é bom senso, com uma boa pitada de cuidado; pra isso não é diferente.
Então vamos lá: pode incorporar fora do terreiro? Se você quiser, pode sim. Mas o mais importante a considerar é: eu preciso incorporar fora do terreiro?

Em outros terreiros
No caso de um terreiro que você está visitando, é importante averiguar a situação. Antes de mais nada, verifique se nessa casa você pode incorporar (a maioria não permite incorporações de recém chegados, o que eu concordo absolutamente). Uma coisa é quando o Guia diz para você descarregar, e então você decide se quer ou não. Se for, entretanto, um terreiro parceiro, que os sacerdotes se conhecem e executam atividades juntos, a incorporação será liberada, até mesmo os atendimentos. Isso porque os médiuns já são ativos em suas respectivas correntes e já estão acostumados aos atendimentos. Médiuns iniciantes/em desenvolvimento possuem mais limitações, e isso é para o bem da própria energia do médium (independente de qual terreiro seja).
Outra coisa é averiguar com o seu sacerdote, muitos não permitem nem as visitas a outros terreiros. Cada um tem sua forma de dirigir uma casa e suas impressões pessoais. Se você está numa corrente, é essencial levar em consideração as recomendações de seu dirigente, embora, é claro, você deva perguntar o porquê caso não possa fazer alguma coisa. Qualquer dirigente sério, responsável e transparente responde a questionamentos numa boa, e ainda incentiva que isso seja feito.
E por último, mas não menos importante... Qual a necessidade de incorporar? Consultou seus Guias, o que eles dizem sobre isso?
Eu acredito no seguinte: há casos e casos. O terreiro que faço parte é irmão/parceiro de outro terreiro, em outra cidade. Nos visitamos quando podemos, e quando isso acontece, incorporamos e atendemos. Nós temos a chance de auxiliar pessoas de outro lugar, e eles também. Confiamos uns nos outros e na seriedade do trabalho que cada terreiro executa. Se não fosse assim, provavelmente não faríamos isso.
Converse com seu dirigente, pergunte tudo o que quiser saber e saiba como tudo funciona. É a sua casa!

Em lugares comuns
Lugares comuns, nesse caso, é qualquer lugar que não seja um terreiro. E é aí que a coisa complica.
Primeira coisa a avaliar: real necessidade. Porque, principalmente no começo da vida mediúnica, a gente quer trabalhar o tempo todo, viver intensamente a Umbanda e experimentar tudo, mas nem sempre é saudável e seguro. Para tanto, você pode se valer de uma oração, um benzimento. Você, como médium, tem condições de chamar por seus Guias enquanto reza e canta, pedindo pela pessoa que precisa de ajuda. Concentre-se, reze com todo o coração. Deixe que a Entidade te guie a executar movimentos e rezas, sem, no entanto, incorporar. Conhecemos o poder da reza, das mãos que curam, de um pedido com fé. Funciona em 99% dos casos!
Mas ainda tem o 1%, e essa pequena fatia pode realmente estar precisando de um Guia incorporado, sem frescuras. Aí tem outras coisas a se considerar.
Quando é o próximo trabalho? Quase sempre dá pra esperar.
Aonde você está? Está sozinho? Se estiver acompanhado, essa pessoa está preparada para sustentar a situação? O lugar pode ser preparado, você tem ferramentas? O que vai acontecer com sua energia?
Existem muitos fatores que levam à não-incorporação.
O que eu digo sobre isso é o seguinte: eu já realizei atendimento fora do terreiro. Estou bem viva e sabia o que estava fazendo, mas ainda me questiono se era realmente necessário. 
O desgaste energético é maior, pois você não terá o amparo da egrégora de um terreiro de Umbanda. Não terá a tronqueira e o assentamento principal para te resguardar de influências negativas. Não terá o amparo de outros médiuns e cambonos caso algo dê errado. A escolha é sua.

Então, resumindo: é possível incorporar fora do terreiro? Claro.
Posso fazer isso? Se você quiser, sim.
É seguro? Nem sempre.
Mas pode haver casos especiais que necessite disso? SIM. São casos raros, mas pode acontecer sim. Então, considere bem a situação. Ficou inseguro? Então nem começa! Deixa pra atender no terreiro, que é o lugar certo.
O mais simples e correto é entrar em contato com seu dirigente, explicando o caso e pedindo ajuda. Às vezes, a pessoa pode ser deslocada para o terreiro naquele momento, com a licença, amparo e toda a firmeza de seu sacerdote. É preciso avaliar a situação, sempre.


Paz e luz!

25 comentários:

  1. Parabéns! Essa situação aconteceu comigo recentemente, e ler isso foi muito esclarecedor, suas colocações super válidas. Obrigada! Axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Micha!
      Que bom que, de alguma forma, pude ajudar. Muito obrigada pelo feedback!!
      Continue visitando o blog, ainda tem muita coisa bacana por vir!

      Abraços e Axé!

      Excluir
  2. Olá, Cris! Tudo bem? Tenho um primo muito querido e próximo que é da Umbanda. Frequentou diversos terreiros,e mesmo com pouca idade (20 anos) incorpora desde muito cedo. Tem entidades fortes, e já incorporou em casa, e na casa de familiares diversas vezes. Frequenta um terreiro atualmente para se desenvolver, mas sinto que seu poder mediúnico é muito forte, e sempre quando incorpora em minha casa é muito rapidamente. Depois que veio em minha casa, limpou o astral completamente; gostaria muito de saber se o que ele faz é mais perigoso para ele, fisicamente e espiritualmente, que para mim, ou quem mora na casa.

    Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loren! Tudo bem e você?
      Acredito que se algo acontecer, acontecerá com ele. Não vejo como isso pode te afetar ou afetar as pessoas de sua casa, mas não posso afirmar com certeza. Pelo menos nunca vi acontecer!
      Um comentário: já incorporei em casa também, várias vezes. Minha mãe de santo mesmo começou a desenvolver sozinha, em sua casa, porque suas entidades foram se manifestando sem ela ainda ter um terreiro para frequentar. Então como eu disse, cada caso é um caso!
      Pode nunca acontecer nada, mas um dia pode acontecer - é só esse risco que eu acho que todo mundo deve calcular. A intenção do texto é de alertar que é preciso cuidado e concentração. Se ele já tem alguma experiência, facilita bastante também :)

      Obrigada pelo comentário!
      Abraços e Axé!

      Excluir
    2. Mim chama cris de vez em quando eu choro do nada eu ja cheguei tem sonha coisas que acontecem dias seguintes sentindo com algumas coisas que vai acontecer e a conhecer mesmo você pode mim explicar o que está acontecendo com migo

      Excluir
  3. Olá, td bem ?

    Estou em meu processo de desenvolvimento a algum tempo, e sentir alguns sintomas de incorporação, estava apenas lendo um livro, e logo começou os sintomas. Apenas orei e logo depois passou. Pode me ajudar a entender por favor ?:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e você?
      No começo é natural esses "sintomas" estarem muito aflorados, já que você está trabalhando essas energias. Os Guias querem se manifestar e você também está mais suscetível à influências externas, até controlar bem tudo isso. Recomendo que se você estiver tendo dificuldade pra lidar com isso, converse com o dirigente que está te desenvolvendo, ele é a pessoa mais indicada pra te conduzir nesse momento.

      Obrigada pela confiança!
      Axé

      Excluir
    2. Olá meu namorado tá com um xapanã e ele fala que é muito cedo que Nao quer que ele chegue mas ontem estávamos na rua e xapanã tava com a mão nas costas dele isso é ruim pq ele fica cego de raiva e ódio e não sei mas oq fazer prara controlar não queremos que ele chegue no meio da rua e isso acontece frequentemente ele tentar vir em qualquer lugar me ajude

      Excluir
    3. Olá, tudo bem?
      É estranho que um Guia provoque sensações tão adversas assim, como raiva e ódio. Um Guia pode transmitir muitas sensações, mas eles nunca nos deixam mal. Recomendo que vocês procurem um terreiro sério para que seu namorado seja ajudado da forma correta. Somente um Guia, no terreiro, pode dizer o que exatamente está acontecendo.
      Espero que vocês fiquem bem.

      Obrigada pela confiança!
      Axé

      Excluir
  4. Ola...sou flavio de MG.Bh..ouve uma situação em que houve uma encorporaçao da pomba gira em mim em casa..se denominava tata rosa caveira...foi assustador mas ao mesmo tempo impolgante e durou 6 minutos ,isso aconteceu enquanro eu dançava sosinho na minha sala ...depois deu um apagao em minha mente ,fui em um terreiro pra saber o que ouve ,me consultei com vovó conga e ela me disse que tinha mediunidade ,ela me indicou um sacudimento mas ainda nao o fiz...essa entidade me diz que Deus nao deu uma eguinha pra ela e sim um cavalinho...o que faço? Tenho duvidas em tomar uma direção correta...pode me ajudar ? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio, tudo bem?

      Você já fez a coisa certa, que foi ir ao terreiro. Continue passando com os Guias, e faça o que foi recomendado!
      Desculpe, não entendi essa frase sobre "o cavalinho".
      De qualquer forma, caso você tenha interesse em buscar mais conhecimento sobre a Umbanda, visite os canais do Youtube que eu deixo aqui no blog, na barra lateral, em "Mais sobre Umbanda". Conhecimento é o caminho!

      Obrigada pela confiança.
      Axé

      Excluir
  5. Olá me Chamo Gustavo sou feito no santo no candomblé vou completar cinco anos esse ano eu só incorporo orixá e erê . Não recebo outras entidades e sinto muito arrepios nos lugares onde ando ou até em casa mesmo mais é uma outra energia diferentes do orixá e do erê . O que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Gustavo!
      Talvez você tenha outros Guias que lhe acompanham, ou é algo que você sente nos ambientes. Só indo num terreiro de Umbanda para ter a certeza, ou, melhor ainda, se consultando com seu pai de santo.

      Axé!

      Excluir
  6. Olá me chamo gabriela, parabéns pelo texto me esclareceu muitas coisas. A mais omenos 3 meses aconteceu um furacão em minha vida, muito extresse muitas coisas, até enfermidade. Já frequentava um terreiro mais só pra passar no atendimento, porém uma entidade falou que precisava trabalhar pois a minha mediunidade estava aflorada. Daí então comecei, fáz um mês e meio que estou desenvolvendo, já estou quase recebendo. Porém me sinto muito muito mal tem dias que eu não consigo nem levantar da cama sinto muita tristeza. É um sentimento ruim não entendo.. porque isso se eu já estou desenvolvendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, tudo bem?
      Fico feliz que tenha ajudado!

      O desenvolvimento mediúnico não garante que sua vida melhore por completo, de imediato - é um ledo engano. Ainda que tenhamos muita ajuda da espiritualidade, algumas vivências são essenciais para nossa vida e nossa evolução, ou são simplesmente consequências de escolhas que fazemos no dia a dia. A espiritualidade nos fornece ferramentas para que nós mesmos possamos trabalhar nisso.
      Com base no que me disse, acredito que seja adequado procurar a ajuda de um psicólogo.

      Obrigada pela confiança.
      Axé!

      Excluir
  7. Olá boa noite, o orixá me pegou no trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Eu estava em um churrasco e todos estavam bêbados. Lá pelas tantas uma das pessoas disse que encorporou. Mudou seu comportamento da água pro vinho. Ok, até aí tudo bem. Acontece que sou ateia e respeito as religiões e crenças das pessoas. Mas essa pessoa veio falar coisas aleatórias pra mim (sabendo do meu posicionamento a respeito de religião e credulidades), como se eu quisesse uma consulta (conheço um pouco da umbanda por ter amigos adeptos, mas é bem pouco, então desculpa se usei o termo errado). E ficou falando "O que você quer saber? Faça uma pergunta? É sobre relacionamento? Trabalho? etc" e eu permaneci com cara de tacho pensando que não queria nada, só queria tomar minha cerveja e ficar de boa. Deixei a pessoa falar o que queria e fui embora indignada.
    Depois pensei na hipótese que essa pessoa procurasse outra pra falar essas coisas, alguém que acredita em alguma coisa. Penso que poderia ser muito danoso, não pra quem disse que encorporou, mas pra quem escutou.
    Achei desrespeitoso comigo, e com as pessoas que acreditam em algo e também passaram pela mesma coisa que eu nesse dia.

    Acho que algumas coisas tem limite, por exemplo, quem procura terreiro, igreja, centro espírita, templos, etc, QUER ouvir, QUER passar pelas situações, ritos e rituais. Mas fora desses ambientes acho desnecessário, prejudicial e danoso, principalmente quando tá todo mundo bêbado.

    Meus amigos me respeitam e eu os respeito. Conversas saudáveis acontecem, e são muito bem vindas (adoro falar sobre isso e ouvir sobre a diversidade de crenças que existem). Só essa situação que foi exagero.

    (Quis desabafar, e ouvir de vocês o que pensam sobre isso. Desculpa qualquer coisa no meu texto.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nesse caso, provavelmente a pessoa foi "pega" por um espírito obsessor (o chamado zombeteiro), pois um Guia de Umbanda não incorporaria em seu médium num momento de fraqueza (digo fraqueza porque a pessoa estava bêbada). Esses espíritos tomam o corpo das pessoas e se passam por Guias da Umbanda para conseguir favores e fazerem o mal.
      E pessoas que estejam com o canal junto à espiritualidade mais aberto e que não estejam fortes e protegidas o suficientes, podem sofrer ataques desses espíritos quando em situação de vulnerabilidade.
      Lamento pelo ocorrido e lhe garanto que isso não é algo da religião, pois jamais invadimos o espaço das pessoas querendo convencê-las.

      Agradeço a confiança em nos contar esse acontecimento. Sinta-se à vontade para conhecer mais sobre a Umbanda aqui no blog. Comente sempre que quiser, respondemos sempre.

      Abraços

      Excluir
  9. Cris boa tarde, eu recebi no carnaval, ja estava bastante bebada, mas n fez mal a ninguem e se dirigiu a exatamente uma pessoa e disse muitas coisas a ela. Quando eu voltei a pessoa disse quase tido que foi dito era vdd. Acha que foi algo ruim? Eu estou estudando sobre a umbanda, fui ao trrreiro apenas uma vez mas desde entao n consigo pensar em outra coisa acha que por isso chamei meus guias? Uma amiga que frenquenta esse mesmo terreito disse que sao meu guias me cobrando, q está na hora de eu começar a trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne!
      Então, eu não acho recomendável... É perigoso. Ainda mais pq você estava bêbada.
      Não posso confirmar se foi esse o caso, mas pode ser que você esteja mais suscetível, sim. Procure um bom terreiro, explique a situação e veja o que o Guia Chefe lhe fala - se será necessário desenvolver ou não.

      Abraços

      Excluir
  10. Oi Cris, há alguns anos atrás frequentei um terreiro e comecei a me desenvolver e recebia uma pomba gira com o tempo passei a ir cada vez menos as giras até que parei de ir totalmente, durante algum tempo não sentia mais nada, mais recentemente contudo voltei a senti-la até que um dia meio do nada quando estava sozinho em casa me deu uma vontade incrível de vestir um vestido estilo cigano de minha esposa e me montei, comecei a beber e a ouvir pontos no youtube e aí acabei após tanto tempo incorporando novamente, fiquei em um estado de semi consciência e deve ter durado em torno de uns 20 minutos e confesso que e senti muito bem com o fato apesar de achar estranho. Estou pensando em voltar a um terreiro mas não o que eu ia antes pois saí de lá devido a mistificação. Depois disso já senti outras vezes um desejo de incorporar sempre sozinho mas consegui afastar orando. O que pode me aconselhar e me explicar a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É natural que sinta vontade de incorporar já que chegou a iniciar o desenvolvimento em um terreiro.
      Muitas pessoas relatam manifestações em casa, o que não é exatamente errado já que normalmente não conseguimos controlar, assim no comecinho. O que eu recomendo é que procure outro terreiro e explique toda a situação, para que o sacerdote possa te ajudar da forma mais correta.
      Sugiro que estude, busque conhecer melhor a religião (ali no menu direito eu indico fontes) e procure um terreiro para dar andamento no seu desenvolvimento.
      No mais, é ficar atento à essas manifestações.

      Abraços e obrigada pela confiança!

      Excluir
  11. Gostaria de saber pq estou frequentando a umbanda tem algumas semanas e tem uma pessoa la que trabalha no terreiro que disse que os guias dele queria falar comigo só que em particular ai foi na minha casa conversamos disse que tem gente fazendo trabalho pra mim e que os guias queriam desmanchar como posso acreditar isso pode acontecer fora do terreiro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pode acontecer fora, sim... Como eu disse na postagem, é perfeitamente possível que uma incorporação aconteça fora de um terreiro, só que nem sempre é indicado, depende de uma série de fatores.
      Estranho é o médium querer te atender fora do terreiro sendo que vocês tem o contato dentro.
      Fique atento!

      Abraços e obrigada pela confiança!

      Excluir

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...