terça-feira, 7 de abril de 2015

Orixás na Umbanda: Oxóssi

Orixás na Umbanda: Oxóssi
Imagem: Oxóssi. Reprodução / Google.
OXÓSSI
(Euxoce)

Oxóssi é o Orixá da caça, das matas, florestas, dos frutos, do verde. Oxóssi é o grande guerreiro, o grande caçador, é o Orixá da expansão, do conhecimento, da fartura e da prosperidade. Tem em seu domínio as florestas, fauna e flora. É Oxóssi que faz com que nossos pensamentos e mentes estejam (e sejam) sempre abertos para o novo, agregando mais conhecimentos e assim, caminhando para a evolução. Mais que isso, também fazer bom uso desses conhecimentos adquiridos, aplicando para nossa vida e na vida do próximo. 
Seu magnetismo expande as faculdades dos seres, aguça o raciocínio e os predispõe a buscar a gênese das coisas (o conhecimento sobre elas). Logo, é o estimulador natural dessa busca incessante sobre nossa própria origem divina e quanto mais sabemos sobre ela, maior é o nosso respeito para com a criação e mais sólida é nossa fé em Deus. É o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados. Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres, na apresentação de novos conhecimentos e de novos horizontes. Expande, irradia e impele os seres.

Irradiação: Conhecimento
Função: Expansor, direcionador
Cores: Verde (no Candomblé: verde, azul e magenta)
Chakra: Frontal
Elemento: Eólico, telúrico
Ferramenta: Ofá (arco e flecha), penas e eruexim (rabo de boi)
Símbolos: Ofá, penas, sete flechas
Sincretização: São Sebastião
Dia comemorativo: 20 de Janeiro
Dia da semana: Quarta-feira
Pontos de Força: Matas, bosques, florestas
Pedras: Quartzo verde, esmeralda, jade, amazonita, turquesa, calcita verde
Metais: Bronze
Animais: Todos, mas principalmente o leopardo, falcão, águia, faisão
Ervas: Guiné, picão preto, buchinha do norte, cânfora, espinheira santa, jurema preta casca, comigo ninguém pode, vence tudo, abacateiro, abre caminho, alecrim do norte, alecrim comum, alfacava, aquiléia, arnica do mato, chá verde, café folha, cana do brejo, capim cidreira, carqueja amarga, cipó caboclo, cipó bravo, cipó são joão, confrey, hortelã, ipê roxo, jurubeba mista, louro, manga folha, manjericão, samambaia, sene
Flores: Flores nativas do campo
Frutas: Frutas de todas as espécies
Comidas: Espiga de milho cozido, peixe assado, moranga cozida
Bebidas: Chá com mel, cerveja branca, vinho branco ou tinto doce, licores de frutas em geral
Saudação: Okê Arô!

Características dos filhos de Oxóssi
Os filhos de Oxóssi são alegres, expansivos, faladores, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, como que lançando uma flecha e acertando o alvo. Sabem dominar, mas quando raivosos ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam, são zelosos e fieis, não toleram ser enganados.
São pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não externa suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis; apenas preferem guardar os sentimentos para si. São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes o são. Na realidade, os filhos de Oxóssi são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos. São seletivos quanto as suas amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas sempre faz o que quer. Com estratégia, acaba fazendo prevalecer a sua opinião e agradando a todos. Seu andar possui leveza e elegância. Sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada para isso acontecer.
Têm grande capacidade de concentração e de atenção, firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Lidam bem com a realidade material, têm os pés ligados à terra, o que não quer dizer que sejam ambiciosos em demasia.
Os filhos de Oxóssi gostam de solidão, ficam à espreita, observam atentamente tudo que se passa à sua volta. Independentes, não apreciam muito os trabalhos em equipe. Mas têm grande senso de dever e de responsabilidade, principalmente em relação aos cuidados para com a família (pois o “caçador” tem a responsabilidade de sustentar a tribo). Curiosos, percebem as coisas com rapidez. São discretos, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros e respeitam muito o espaço individual de cada um.


- Reuni aqui as informações que julgo serem as mais necessárias para nosso culto aos Orixás na Umbanda. Para mais informações, acesse os sites citados abaixo nas fontes de pesquisa.

_______________

Fontes:
Livro: Umbanda: Mitos e Realidade - Iassan Ayporê Pery
Livro: Rituais Umbandistas - Rubens Saraceni
Livro: Orixás na Umbanda - Janaina Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...