quarta-feira, 22 de abril de 2015

Orixás na Umbanda: Ogum

Orixás na Umbanda: Ogum
Imagem: Ogum. Reprodução / Google
OGUM

Ogum é o Orixá guerreiro vencedor das demandas. É o senhor dos caminhos e realiza a abertura destes. É a ordenação, o afastamento da desordem e do caos, o corte das atuações negativas, mas tudo a partir do equilíbrio íntimo dos seres perante a Lei Divina. É o Orixá da Guerra, mas não das guerras que destroem vidas e nações, e sim das guerras que os seres travam o tempo todo com seus medos, fraquezas, vícios, fantasmas e demônios pessoais... Mas também se aplica ao orgulho exacerbado, vaidade e toda maldade humana, tudo aquilo que não pertence a nossa essência. Ogum é o defensor da Criação e o grande ordenador, nada ficará impune sob os olhos de Ogum. Ele é a Lei, cujo símbolo é a espada, que por sua vez representa o caminho reto, a retidão de caráter, a honra, a honestidade. Perante a Lei não existe “mais ou menos”, não se pode ser “mais ou menos honesto”: ou se está no caminho reto, respeitando a Lei Divina, a si mesmo e ao próximo, ou não se está.
Tem em seu domínio todos os metais e todos os caminhos (escolhas) da vida; é ele que mantém os seres no caminho certo, quem conduz a todos (dentro da lei) com proteção e segurança. É Ogum quem concede o foco, determinação e sobretudo, a coragem para vencer todas as batalhas da vida.

Irradiação: Lei
Função: Potencializador, ordenador
Cores: Azul escuro, vermelho (no Candomblé: azul escuro, prata)
Chakra: Laríngeo
Elemento: Ígneo
Ferramenta: Lança, espada, escudo, enxada, facão, ponta de flecha
Símbolos: Espada, espadas cruzadas e estrela de cinco pontas
Sincretização: São Jorge
Dia comemorativo: 23 de Abril
Dia da semana: Terça-feira
Pontos de Força: Estradas, caminhos abertos, trilhos de trem
Pedras: Topázio azul, sodalita, granada, rubi, hematita, magnetita
Metais: Todos, mas principalmente o ferro
Animais: Cachorro, galo vermelho
Ervas: Espada de são jorge, aroeira, espinheira santa, eucalipto, guiné, olho de cabra, pinhão roxo, valeriana, garra do diabo, lança de são jorge, espada de santa bárbara, quebra demanda, picão preto, bambu, pára-raio, tiririca, limão, vence demanda, dandá da costa (tubérculo), abre caminho, anis estrelado, assa peixe, café folha, capim cidreira, carqueja amarga, catuaba (pau de resposta), cavalinha, damiana, gengibre, levante, manga folha, marapuama (quebra facão), menta, pau pereira, pau tenente, pitanga folha, colônia, peregun (dracena) verde, peregun (dracena) rajada
Flores: Cravos vermelhos, palmas e rosas vermelhas, antúrios vermelhos
Frutas: Laranja, ameixa, uvas vermelhas, goiaba, abacate, graviola, ameixa preta
Comidas: Feijoada, vatapá, inhame com feijão preto
Bebidas: Cerveja branca, vinho tinto, vinho tinto licoroso
Saudação: Ogum Yê! Patacori Ogum!

Características dos filhos de Ogum
Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e as aventuras amorosas. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.
Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. Estão sempre envolvidos com demandas. Não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor. São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas. São práticos e inquietos, não costumam ser hipócritas, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades. São intensos e impulsivos, embora calculistas e estrategistas. 
A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Têm um grave conceito de honra, chegam a ser arrogantes. Quando não estão presos a acessos de raiva, são grandes amigos e companheiros para todas as horas.


- Reuni aqui as informações que julgo serem as mais necessárias para nosso culto aos Orixás na Umbanda. Para mais informações, acesse os sites citados abaixo nas fontes de pesquisa.

_______________

Fontes:
Livro: Umbanda: Mitos e Realidade - Iassan Ayporê Pery
Livro: Rituais Umbandistas - Rubens Saraceni
Livro: Orixás na Umbanda - Janaina Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, é muito bom ter você por aqui!
Aceitamos todo tipo de crítica, mas temos a moderação dos comentários para evitar que discursos de ódio gratuitos sejam postados. Evite palavrões e ofensas pessoais, estamos aqui única e exclusivamente para compartilhar conhecimento. Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...